Você sabe o que é Psoríase? É importante ter clareza sobre o que é essa doença de pele, por ser bem frequente. Continue por aqui para entender (quase) tudo sobre ela! Para começar, alguns mitos comuns - compartilhe sempre e somente informação de qualidade!
Conviver com a Psoríase não é fácil - as lesões podem coçar e doer, a descamação incomoda e há sempre alguém sugerindo uma fórmula infalível de tratamento (mais uma…). Por isso, é importante buscar informações com quem entende e ajudar a diminuir o preconceito. E, a partir disso, melhorar a qualidade de vida dos que sofrem (e muito!) com esse problema.
Continue por aqui, fique por dentro de alguns mitos sobre a psoríase e ajude a acabar com eles!
➜ O QUE VOCÊ VAI VER POR AQUI:
- AFINAL, O QUE É PSORÍASE?
- O QUE CAUSA A PSORÍASE?
- 6 MITOS SOBRE A PSORÍASE
- CONCLUSÃO
➜ AFINAL, O QUE É PSORÍASE?
Psoríase é uma doença crônica inflamatória da pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Ela pode afetar tanto homens quanto mulheres e surge, principalmente, antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos aparece ainda na infância.
Apesar de ser uma doença sistêmica e não contagiosa, a Psoríase afeta profundamente a qualidade de vida das pessoas que às vezes têm que conviver com o constrangimento e até mesmo o isolamento social.
➜ O QUE CAUSA A PSORÍASE?
Eu costumo dizer que, nesta doença, as células que geralmente nos defendem (os linfócitos), se voltam contra nós!
Assim, a psoríase é causada por fatores genéticos, somados a gatilhos ambientais, como infecções, estresse, agressões à pele ou medicamentos. Essa combinação faz com que o sistema imunológico envie sinais falsos que aceleram a renovação desordenada das células. Com isso, ao invés de descamarem e se soltarem como células saudáveis, elas se acumulam para formar as placas na pele, característica principal da psoríase.
➜ 6 MITOS SOBRE A PSORÍASE:
🔹 MITO 1: A PSORÍASE É CONTAGIOSA
A Psoríase não pode ser transmitida através do contato entre pessoas, nem mesmo se tocarmos as lesões da pele. Infelizmente, esse é um mito que acaba gerando preconceito e constrangimento, e impacta MUITO no bem-estar dos pacientes. Ajude a conscientizar outras pessoas: A PSORÍASE NÃO “PEGA”.
🔹 MITO 2: PSORÍASE É DOENÇA SIMPLES DA PELE E NÃO PRECISA DE TRATAMENTO MÉDICO
Esse é mais um mito! Como expliquei anteriormente, a Psoríase é uma doença autoimune crônica e causa inflamação em todo o corpo. Assim, além de ser crônica e incomodar bastante o paciente quando ocorre somente na pele, os problemas que ela causa vão muito além: podem afetar as articulações, causando dor e deformidades aos pacientes. Além disso, a Psoríase está relacionada com outros problemas, como: depressão, ansiedade, obesidade, pressão alta, ataque cardíaco e derrame cerebral.
Tudo isso sem contar que as lesões e os sintomas também podem afetar o dia a dia das pessoas de diferentes maneiras, causando prejuízos sociais e emocionais.
🔹 MITO 3: AS LESÕES DA PSORÍASE SÃO PASSAGEIRAS E SOMEM SOZINHAS
Infelizmente, isso também não é verdade. Por ser crônica, é preciso tratar sempre, então, alguns sinais podem até desaparecer, mas retornam ao longo do tempo. A boa notícia é que com o tratamento correto já é possível ter uma pele sem lesões ou quase sem lesões, mesmo nas formas moderadas e graves da doença. Ta aí a importância de ter um acompanhamento dermatológico especializado.
🔹 MITO 4: A PSORÍASE PODE SER CAUSADA PELA MÁ HIGIENE
Isso é um mito completo, gente! A Psoríase não possui nem uma relação com higiene, mas sim com questões genéticas, já que é uma doença causada por uma combinação de genes que tornam algumas pessoas mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença, somadas a gatilhos ambientais, como infecções, estresse ou exposição a um agente específico como medicações.
🔹 MITO 5: NÃO DEVO ENGRAVIDAR COM PSORÍASE
Claro que pode, se é seu desejo! Durante a gestação, muitas mulheres notam que a Psoríase melhora. Porém, não são todas! Nós sabemos que cada organismo é diferente e reage de uma maneira. Isso acontece devido a todas as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante este período lindo de vida.
Dependendo do tratamento que esteja sendo feito, a gestação precisa ser muito bem planejada. Por isso, é muito importante conversar abertamente com o seu dermatologista e buscar uma solução conjunta, avaliando riscos e benefícios para a mãe e o feto. Encontre um dermatologista especializado para chamar de seu, que você confie bastante e possa falar sobre tudo!
🔹 MITO 6: O ESTRESSE CAUSA PSORÍASE
O estresse NÃO é a causa da Psoríase. Mas naqueles pacientes suscetíveis, ele pode ser responsável por desencadear ou agravar o quadro. Então, é super importante cuidar dos aspectos emocionais, fazer atividades físicas e fazer parte de grupos de apoio e troca de informação (mas sempre de qualidade). Peça ajuda! Hoje, com a facilidade de comunicação, não há motivo para ficar sozinho nesta!
Agora que você conheceu mais sobre a Psoríase e sobre o que é mito e o que é verdade, você pode perceber que é possível sim ter uma boa qualidade de vida. Com acompanhamento dermatológico correto você pode sim acreditar em uma pele com muito menos lesões ou até mesmo sem. Conte comigo para o que precisar!